Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de abril de 2017

O dote da mulher muçulmana…

O dote da mulher muçulmana…

Quando falamos em dote no casamento islâmico, nós ocidentais ficamos de cabelo em pé, e logo imaginamos que a noiva esta sendo comprada e até vendida pelos seus pais.
Mas na verdade não eh nada disso, o dote é, nada mais, nada menos do que um “presente” que a noiva ganha do noivo.
O valor do dote é discutido entre o rapaz e a família da moça, Não é questão de “exigir”, é questão de ambos chegarem a um comum acordo e de uso exclusivo da noiva. Ela tem total direito de fazer o que quiser com esse dinheiro. Pode ser dinheiro para comprar ouro, cortinas para casa, enfeites, roupas, ou ela pode guardar e fazer o que quiser com ele. Um dos grandes pecados no Islam é o marido não dar o dote prometido para a esposa. Se eles fizeram esse acordo, ela tem que ganha-lo não pode ser algo que somente esta no papel, tem que ser cumprido esse acordo. Lembrando que sem o dote, o casamento dentro do Islam, não acontece, será inválido.
Para as mulheres árabes isso não é motivo de vergonha, não cobrar para casar,  a mãe dela ganhou, assim como a avó, a bisavó e toda sua geração… E o noivo árabe sabe que desde pequeno sabe que essa é uma obrigação, que terá que cumprir dando um dote a sua noiva, pois seu pai assim o fez, seu avô, bisavô e toda sua geração…
O que acontece eh que quando existe os casamentos entre árabes e mulheres de outras nacionalidades, a mulher se ofende com esse tipo de “presente” e acha que aquilo faz parte de um passado bem distante do seu pais, mas fique tranqüila, nenhum árabe vai te achar a pior mulher do mundo por aceitar o dote.  Para ele é uma obrigação masculina. O valor do dote depende da condição financeira do noivo, e do quanto de dinheiro vai sobrar depois de todas as coisas que se exige num casamento árabe. Vai da noiva aceitar ou não.
Existem estrangeiras que na “empolgação” do casamento e por ter caído muitas vezes de para quedas nas Arábias aceita um valor mínimo do mínimo, tipo 1 real e o marido diz que isso é lindo, pois ela esta casando por amor. Ham??????? Ah ta !!! 
 O pai da noiva é quem negocia o dote, se não tem pai o irmão, ou tio ou alguém responsável .O dote é geralmente uma boa quantia dependendo das condições financeiras do marido para segurança da esposa. A família da noiva quer a segurança dela para seu futuro.mais uma vez a mulher é cuidada.
Dentro das leis islâmicas, o dote (mahr) é uma obrigação do muçulmano para com sua futura esposa. O mundo ocidental vê o dote como a “compra” da mulher, porém, isso é um pensamento erronêo. O mahr nada mais é do que um presente. Não há valores estipulados, pode ser um anel de ferro até uma mansão, 1 real até milhões de doláres. O muçulmano sempre é exortado a não se deixar levar por impulsos e luxúrias, ou seja, que ele possua discernimento ao conceder o dote, que não seja tão alto para não ostentar. Mas que seja suficiente para garantir uma vida digna caso ele venha a faltar.
Há uma outra norma na Lei Islâmica segundo a qual a noiva tem direito de receber um dote, o qual ela mesma deve indicar. Este dote é como um presente que o homem deve oferecer a sua futura esposa, como símbolo da sinceridade e dedicação que deve prestar a ela. É bom especificar que este dote é considerado um presente do homem para a futura esposa, como foi prescrito no Sagrado Alcorão, na Surata (Capítulo) 4º, Versículo 4º: “E concedei às mulheres os dotes convencionais. Se elas, de bom grado, vos oferecerem algo, desfrutai-o com proveito.”
Este dote não é para os pais da esposa e nem para outra pessoa, podendo a noiva fazer o uso deste “presente” da maneira que bem entender. Não é recomendável, porém, que o valor material deste dote seja algo exagerado, que impeça o futuro esposo de realizá-lo, nem que seja insignificante. O dote pode ser uma quantia em dinheiro, uma viagem de turismo ou para a prática de rituais religiosos (peregrinação a Meca, visita ao túmulo de um Ma’assum, etc), cursos de várias espécies, entre outros. O Profeta Mohammad (A.S.) disse em um de seus ahadith (tradições): “A melhor das esposas é aquela cujo dote é de valor razoável”.

OBS: Uma grande dica para saber se realmente o seu relacionamento com um homem árabe, se tornara algo serio, e você ter exatamente os mesmo direitos que uma mulher árabe. Uma negativa seria um sinal de alerta.

5 comentários:

  1. Estou namorando um rapaz árabe e ele me falou sobre dote ,eu fiquei chateada com ele e disse que eu não estava a venda...

    ResponderExcluir
  2. "O dote é geralmente uma boa quantia dependendo das condições financeiras do marido para segurança da esposa. A família da noiva quer a segurança dela para seu futuro.". Segurança contra o quê?

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a ideia do dote,Nao porque a noiva esta sendo comprada,maa como forma de amor e protecao para com o futuro da mesma.

    ResponderExcluir