Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ORIGEM DA CAABA 3ª e última parte


Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu
 (que a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus estejam com você e seus familiares)
Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso)


JUMA MUBARAK


 IBRAHIM, OS SEUS DESCENDENTES (AS) E A


ORIGEM DA CAABA


TERCEIRA E ÚLTIMA PARTEOs Descendentes de Ibrahim (A.S.)


Algumas das virtudes do Profeta Ibrahim (Aleihi Salam), eram a generosidade e a hospitalidade. Sempre que recebia visitas, mesmo de desconhecidos, preparava refeições para os hospedes. Certa vez, quando se encontrava fora da sua área de residência, deparou-se com 3 estranhos. Satisfeito por encontrá-los, levou-os à sua casa, para lhes servir uma refeição. Degolou um vitelo, assou-o e ofereceu aos hóspedes. Mas os hóspedes não se serviram da refeição. Notando a decepção e aborrecimento de Ibrahim, os 3 homens
resolveram contar-lhe de que são anjos (os anjos não comem nem bebem e não têm as restantes necessidades dos humanos) e que se dirigiam à cidade de Sodoma, para destruir o povo de Lut (Aleihi Salam), devido à imoralidade que vinham praticando. A história de Lut (Aleihi Salam) e da cidade de Sodoma, in sha Allah será referida numa outra ocasião. Esta referência foi para demonstrar a hospitalidade de Ibrahim (Aleihi Salam), que ele teve o cuidado de transmitir à sua descendência. No Bukhari, hadice 55.583, é referido por Ibn Abbas (Radiyalahu an-hu),que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) contou uma longa passagem onde refere a vida de Ibrahim e dos seus descendentes (Aleihi Salam), nomeadamente a
seguinte parte:
“Uma vez, Ibrahim (Aleihi Salam) foi visitar o seu filho Ismael (Aleihi Salam) e a sua família. Não o encontrou em casa. A esposa (não o convidou nem o serviu, por se tratar de
um viajante) informou-o de que ele se ausentara, à procura do sustento. Perguntou-lhe as
condições da vida deles. Ela respondeu, queixando-se de que viviam na miséria e nas piores
condições. Ibrahim (Aleihi Salam) disse: “Quando o seu marido regressar, transmita-lhe a
minha saudação e também para substituir a soleira da porta”. Quando Ismael chegou à casa,
notou de que algo se passara. Perguntou à esposa e esta informou-o de que um velho
desconhecido veio à procura dele e que deixou cumprimentos e o recado para substituir a
soleira da porta. Ismael esclareceu-a de que o velho era o seu pai e que o recado era para ele
se divorciar dela. E assim aconteceu e depois casou com outra mulher. Mais tarde, Ibrahim
veio outra vez visitar o filho e só encontrou a nova esposa (que o recebeu e o serviu na
qualidade de viajante). Ibrahim perguntou-lhe sobre as condições da vida deles, o que ela
respondeu de que eram boas e que comiam carne e bebiam água. Ibrahim pediu a Deus para
abençoar a carne e a agua que eles consumiam. É referido também que naquela altura não
tinham grãos, pois se os houvesse, Ibrahim haveria de invocar a Deus para abençoa-los.
Deixou cumprimentos para o filho e um recado para a mulher transmitir ao seu filho: “para ele
manter firme, a soleira da porta”. Quando Ismael regressou, foi informado da visita e do
conselho. Ismael esclareceu à esposa, de que o visitante era o seu pai e que o recado era para
manter firme o casamento.


“Fostes testemunhas quando a morte apareceu a Jacob? Ele disse a seus filhos: “Que
adorareis depois de mim?” Disseram: “Adoraremos o teu Deus e o Deus dos teus pais,
Abraão, Ismael e Isaac – O Deus Único, a quem nos submetemos.”Alcorão 2:133.
A mensagem que todos os Profetas de Deus vieram trazer ao mundo, foi sempre a mesma, a de
todos nos submetermos ao Deus Único. Foi esta mensagem que o Profeta Ibrahim (Aleihi
Salam) transmitiu ao seus filhos e estes aos seus descendentes.
“E quem é que rejeita a religião de Abraão a não ser o insensato? Escolhemo-lo (a Abraão) neste mundo; e na Vida Futura, estará entre os justos”. Alcorão 2:130.


“Sibghata llahi - “(Eis aqui) a religião de Deus, e quem pode designar (a religião) melhor que Deus? E é Ele a quem nós adoramos”. Alcorão  2:138.
A palavra árabe sibghata,significa coloração e também religião. Como a coloração distingue os objectos, a religião também distingue as pessoas. Antes do Cristianismo, os Judeus adicionavam uma coloração à água e davam banho aos que aceitavam o Judaísmo. Para eles, significava que todos os pecados foram lavados e que passaram a ter uma nova vida. Este costume foi adotado pelos Cristãos, passando a ter o nome de batismo, imersão em agua ou aplicação de agua, para os recém-nascidos, a fim de os livrar do “pecado original”. Também os novos convertidos são
batizados. Com o advento do Islamismo, esta prática foi abandonada, porque se considera que todas as crianças nascem puras, livres de quaisquer pecados (pecado original atribuído ao
nosso pai Adão e à nossa mãe Eva). Após o nascimento, nos ouvidos das crianças, são ditas as palavras do chamamento para a oração - azan (no ouvido direito) e do Iquamat (no ouvido
esquerdo). São palavras que testemunham a fé no Deus Único, no Seu Mensageiro e convidativas para a oração. As crianças (meninos) são circundadas, dando assim continuidade
da tradição de Ibrahim (Aleihi Salam) e de todos os restantes Profetas de Deus (Que a Paz de Deus esteja com eles).


O versículo 2:133 é uma advertência que Deus faz aos descendentes da linhagem de Isaac (Que a Paz de Deus esteja com ele), que foram acusados por Deus de transgredirem as Suas
ordens. E também uma referência aos pagãos árabes, descendentes de Ismail (Que a Paz de Deus esteja com ele). Quando a morte se aproximou a Jacob, filho de Isaac (Aleihi Salam), ele
aconselhou os seus filhos para adorarem o Deus Único, o Deus de Ibrahim (Aleihi Salam). E recorda-te quando Abraão disse:
 “Ó Senhor meu, pacifica esta cidade e preserva a mim e aos meus filhos da adoração dos ídolos.” Alcorão  14:35
“Jamais enviamos mensageiro algum antes de ti, sem que lhe tivéssemos revelado que:
Não há outra divindade além de Mim. Adora-me e serve-Me”. Alcorão  21:25
“Dizei: “Cremos em Allah, no que nos tem sido revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacob e às tribos, e no que foi dado a Moisés e a Jesus e no dia que foi dado aos Profetas pelo seu Senhor. Não fazemos diferenças entre nenhum deles e
somos submissos a Ele (Deus). Alcorão  2:136.
Cremos em todos os Mensageiros e Profetas que foram enviados. Não fazemos nenhuma distinção entre eles. Todos trouxeram a
mesma mensagem, só que os respectivos povos não a entenderam e ou a desvirtuaram. Mas Deus, sempre com a sua infinita misericórdia para a sua criação, foi enviando Profetas para
nos recolocar no caminho certo.
“O Mensageiro crê no que lhe foi revelado pelo Seu Senhor, assim como os crentes; Todos crêem em Deus, nos Seus Anjos, nos Seus
Livros e nos Seus Mensageiros. (E dizem) :
“Não fazemos distinção alguma entre os Seus Mensageiros…” Alcorão  2.285.
Os filhos de Israel não acreditam em Issa (Jesus) e em Yaiha
(João Batista), que a Paz de Deus esteja com eles. Mas os muçulmanos acreditam neles e em todos os anteriores Profetas. Consideram Issa (Aleihi Salam) como um dos 5 maiores
Mensageiros da humanidade e que antes do final do mundo, descerá à terra. Os Cristãos e os Filhos de Israel, não acreditam no último mensageiro de Deus, Muhammad (Salalahu AleihinnWassalam), Profeta da misericórdia, que foi enviado para toda a humanidade.
Abraão tinha cerca de 90 anos quando Ismael nasceu e mais de 90 anos quando Isaac nasceume por este motivo louvou e agradeceu a Deus:
 “Louvado seja Deus que na velhice me agraciou com Ismael e Isaac! Como o meu Senhor é Exorável!”. Alcorão 14:39.


“Esse era o povo que já passou. Colherá o fruto que mereceu e vós colhereis o que merecerdes! Sobre os seus méritos, não sereis questionados.” Alcorão 2:141.
As boas obras que os antepassados realizaram em nada nos beneficiam individualmente. Eles receberão as recompensas do que fizeram e nós colheremos os méritos das nossas próprias acções.


Com esta mensagem termino o tema referente a Ibrahim, os seus descendentes e a origem da Caaba.
"Wa ma alaina il lal balá gul mubin"
"E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17.




Cumprimentos


Abdul Rehman Mangá

Nenhum comentário:

Postar um comentário