Em nome de Allah, O Misericordioso, O Misericordiador!
Os Louvores são para
Allah, Aquele que dá a vida e a morte, Aquele que criou a vida e a morte para
testar quem de nós melhor se comporta, Aquele que nos criou da terra e que a
ela retornaremos, Aquele que insufla as almas nos corpos e logo as retira. E
que a paz e as bênçãos de Allah estejam com seu amado Mensageiro, que nos
informou acerca da morte e suas penúrias, sobre o dia da ressurreição e seus
horrores, sobre o inferno e seus tormentos, sobre o paraíso e suas delícias,
aquele que advertiu aos negligentes guiando-os para a senda reta. E que a paz e
as bênçãos de Allah estejam com seus familiares, seus companheiros e seus
seguidores, aqueles que anelam o Rosto do seu Senhor e que vivem nesse mundo mas
seus corações buscam a vida eterna, e que nós estejamos entre eles, pois esses
serão os triunfantes! Allahuma AMIN!
Hoje
o tema da nossa aula é a Morte. Mas, o que é a morte? A morte é a mais longa
viagem, é a viagem prometida, é a viagem para a outra vida. A morte é algo que
ninguém pode negar, seja ele kafir ou muslim, a morte é uma certeza absoluta. A
vida é um teste e a morte é o fim desse teste, e quando ela chegar terá acabado
nosso tempo de completar esse teste.
Essa
é uma verdade que ninguém pode fugir, por mais que nós tenhamos construído, por
mais que tenhamos arrecadado, por mais que tenhamos cuidado de sua saúde...
toda a alma tem um prazo pré-fixado e quando chega a hora não lhe será atrasada
uma hora nem adiantada. Essa é a verdade que é esquecida pela maioria das
pessoas... Allah Swt diz: “Toda a alma provará o sabor da morte, e no Dia da
ressurreição sereis recompensados integralmente pelos vossos atos”(3:185)
Olhe
para os ricos, olhem para os pobres, olhem para os que têm saúde e para os
doentes, olhem para os pequenos e para os grandes, acaso a morte fez diferença
quanto a eles? Existem pessoas que
quando você os lembra sobre a morte e sobre a verdade da morte dizem: “deixe-nos
aproveitar a vida não nos lembre da morte” até se depararem com ela quando
menos esperavam.
O profeta SAAS disse: “Sê nesta vida como se fosses um estranho,
e age como se estivesse de passagem”. Porque devemos agir como se fossemos
estranhos? Porque não é essa a vida que nos interessa, o que nos importa é a outra
vida, a eterna, é como se fossemos viajantes que estão de passagem por uma
cidade, mas tem outro destino, o qual buscam chegar da melhor maneira possível.
Nós estamos nessa vida para fazermos nossas “malas” para a grande viajem, e as
únicas coisas que preencherão essas malas são nossas boas ações. Ou as
encontraremos cheias para nos prover durante essa viajem e então não
encontraremos dificuldade alguma, ou então elas estarão vazias, e então
sofreremos as conseqüências disso. Allah SWT diz:
“Expõe-lhes o exemplo da vida terrena, que se assemelha à
água, que enviamos do céu, a qual se mescla com as plantas da terra, as quais
se convertem em feno, que os ventos disseminam. Sabei que Allah prevalece sobre
todas as coisas.” (18:45)
“Que é
vida terrena, senão um prazer ilusório?” (57:20)
Bom,
primeiramente vejamos que existem 2 tipos de morte: a morte menor e a morte
maior.
A morte
menor é o sono. Durante o sono a alma da pessoa é levada e se Allah SWT desejar
pode retê-la ou então retorná-la ao corpo até o dia em que Ele determinou. Allah SWT diz:
"Allah
recolhe as almas, no momento da morte e, dos que não morreram, ainda, (recolhe)
durante o sono. Ele retém aquelas cujas mortes tem decretadas e deixa em
liberdade outras, até um término prefixado. Em verdade, nisto há sinais para os
sensatos." (39ª Surata,
versículo 42)
Então
conforme esse versículo Allah nos informa que ambas as almas são retiradas
durante o sono. Então dormir é semelhante a morrer e acordar é semelhante a
ressuscitar.
E a morte
maior é a morte efetiva, o que significa que a vida da pessoa chegou ao seu
fim.
A morte é
inevitável a todo ser vivo, não há como escapar dela. Allah SWT disse:
“Toda a alma provará o sabor da morte e, no Dia da
Ressurreição, sereis recompensados integralmente pelos vossos atos; quem for
afastado do fogo infernal e introduzido no Paraíso, triunfará. Que é a vida
terrena, senão um prazer ilusório?”
E
disse ao nosso amado Profeta SAAS:
“É bem verdade que tu
morrerás e eles morrerão.”(39:30)
“Jamais concedemos a imortalidade a ser humano algum,
anterior a ti. Porventura, se tu morresses, seriam eles imortais? Toda a alma
provará o gosto da morte, e vos provaremos com o mal e com o bem, e a Nós
retornareis.” (21:34-35)
Se
alguém fosse salvo da morte, seria a melhor das criaturas de Allah que foi o
Profeta Muhamad SAAS, e mesmo assim Allah lhe disse: “É bem verdade que tu morrerás e eles morrerão.”
Allah SWT disse:
“Tudo quanto existe na terra perecerá. E só subsistirá o
Rosto do teu Senhor, o Majestoso, o Honorabilíssimo” (55:26-27)
Existe uma
hora em que a morte chegará, ninguém viverá mais nem menos do que o tempo em
que Allah predeterminou. Allah predeterminou o tempo da vida dos Seus servos e
este está escrito no Lauh al Mahfudh (Tábua Preservada). Este tempo é registrado
pelos anjos quando as pessoas se encontram ainda no ventre de sua mãe. Então se
uma pessoa morre assassinada, afogada, num acidente, etc, terá morrido no tempo
em que Allah havia decretado. Allah SWT disse:
“Não é dado a nenhum ser morrer, sem a vontade
de Allah; é um destino prefixado” (3:145)
Num hadith
Sahih Muslim Abdullah Ibn Mas’ud disse:
“Umm Habibah, esposa do Profeta SAAS disse: “Oh Allah! Permita que eu possa
desfrutar do meu esposo, o Mensageiro de Allah, de meu pai Abu Sufian e de meu
irmão Mu’auyah (ou seja, não os deixe morrer antes que eu morra). O Profeta
SAAS disse: “ você pediu a Allah algo que já foi determinado, dias que já foram
contados e um dom que já foi repartido. Allah não apressa nem atrasa. Se
houvesses pedido a Allah que te proteja
do tormento do inferno e do castigo do túmulo teria sido melhor.”
A hora da
nossa morte é desconhecida, só Allah conhece, pois esta é uma das chaves do
oculto, que é aquilo que Allah guardou para si.
O Mensageiro
de Allah disse: “As chaves do oculto são 5, e ninguém as conhece exceto Allah”.
Então recitou: “Em verdade, ALLAH possui o conhecimento da Hora, faz descer
a chuva e conhece o que encerram os ventres maternos Nenhum ser sabe
o que ganhará amanhã tampouco nenhum ser saberá em que terra morrerá, porque
(só) Allah é Sapiente, Inteiradíssimo! “(31:34) (Bukhari)
Segundo um
outro hadith, o Mensageiro de Allah SAAS disse: “Quando Allah quer levar a alma
de uma pessoa em um certo lugar faz com que esta tenha uma necessidade de ir
até ele.” (Tirmidhi)
O Momento
da Morte:
A chegada dos anjos da morte.
Quando o tempo estabelecido para a morte chega e a vida da pessoa se aproxima
do seu fim, Allah envia os anjos da morte para retirar a alma da pessoa, que é
o que dá vida ao corpo.
Allah SWT disse: “Ele é o Soberano absoluto dos Seus servos, e vos envia
anjos da guarda para que, se a morte chegar a algum de vós, os
Nossos mensageiros o recolham, sem negligenciarem o seu dever.”(6:61)
Com relação
a esses anjos o Profeta SAAS disse: “Quando o servo crente está por
abandonar esse mundo e passar para o outro, os anjos descem do céu e se
apresentam ante ele com rostos brancos radiantes como o sol. Trazem com eles
uma mortalha e bálsamos aromáticos do Paraíso. E se sentam ao alcance de sua
vista. Então o anjo da morte aparece e se senta a altura de sua cabeça e diz:
“Oh alma boa, saia ao encontro da misericórdia e complacência de Teu Senhor”.
Então ela sai como uma gota de água que cai da boca de um jarro e eles a
levam...
Em troca,
quando servo incrédulo está por abandonar esse mundo e passar para o outro, os
anjos descem do céu e se apresentam perante ele com rostos negros. Trazem com
eles uma aniagem do inferno e se sentam ao alcance de sua vista. Então o anjo
da morte aparece e se senta na altura
de sua cabeça e diz: “Oh alma perversa!
Saia ao encontro da ira e a fúria de Allah”. Então a alma se encolherá de medo
dentro do corpo e será arrancada pelo anjo” (al Hakim- sahih)
Não nos é
possível ver o que acontece com a pessoa na hora da morte, ou seja, os anjos
arrancando a alma da pessoa, mas podemos ver os efeitos das agonias da morte
sobre elas. Allah nos informou sobre o estado da pessoa na agonia da morte:
“Por que, então (não intervis), quando (a alma de um
moribundo) alcança a garganta? E ficais, nesse instante, a olhá-lo. E Nós,
ainda que não Nos vejais, estamos mais perto dele do que vós “ 56:83-85
Com relação ao crente Allah
diz:
“Em
verdade, quanto àqueles que dizem: Nosso Senhor é Allah, e se firmam, os anjos
descerão sobre eles, os quais lhes dirão: Não temais, nem vos atribuleis;
outrossim, regozijai-vos com o Paraíso que vos está prometido! Temos sido os
vossos protetores na vida terrena e (o seremos) na outra vida, onde tereis tudo
quanto anelam as vossas almas e onde tereis tudo quanto pretendeis. Tal é a
hospedagem do Indulgente, Misericordiosíssimo!”(41:30-32)
“E tu, ó alma em paz,
Retorna ao teu Senhor, satisfeita (com Ele) e Ele satisfeito (contigo)! Entre
no número dos Meus servos! E entra no Meu jardim!” (89:27-30)
Quem
não gostaria disso? Que os anjos nos digam isso na hora da nossa morte? Mas
então, onde estão as nossas lágrimas por temor a Allah? Onde está nosso choro?
Onde estão as orações voluntárias pela noite? Onde estão nossos jejuns
voluntários durante o dia? Onde está o nossos arrependimento e a nossa firmeza?
Onde está a nossa obediência a Allah?
Sem dúvida a
hora da morte é uma situação muito difícil até mesmo ao crente, pois ele teme
pelo que virá e por aqueles que está deixando para trás, mas quanto ao crente
Allah envia anjos para confortá-los e dar a melhor das noticias que é o Paraíso
que Allah prometeu ao crente.
Quando o
crente está morrendo deseja de todo o coração encontrar-se com Allah, já o
incrédulo e o muçulmano pecador odeia esse encontro. O Profeta SAAS disse: “Quem
ama encontrar-se com Allah, Allah ama encontrá-lo, e quem odeia encontrar-se
com Allah, Allah odeia encontrá-lo.” Então uma de suas esposas disse: “Mas
todos odiamos a morte”. Ele respondeu: “Não é a isso que me refiro, e
sim que quando o crente está para morrer são lhe dadas as boas-novas de que
Allah está satisfeito com ele, e que gozará da Misericórdia de Allah, então não
existe nada que lhe seja mais amado do que lhe espera. Então ama encontrar-se
com Allah, e Allah ama encontrar-se com ele. Mas quando um incrédulo está
morrendo lhe são dadas as noticias acerca do castigo e tormento de Allah, por
isso não existe nada mais odiado por ele do que lhe espera. Então ele odeia
encontrar-se com Allah e Allah odeia encontrar-se com ele”. (Bukhari)
Por isso o
Profeta SAAS disse: “quando está sendo carregado o defunto para seu tumulo,
se ele for dos justos, diz: ‘Levem-me depressa!’, mas se foi um pecador diz:
‘Ai de mim!Aonde estão me levando?’ Todas as criaturas escutam sua voz
gritando, exceto o ser humano, e se pudesse ouvir cairia inconsciente.”
(Bukhari)
Nós seremos
qual deles irmãos? A escolha está nas nossas mãos!
Com relação
ao incrédulo e o pecador, os anjos descem com notícias totalmente opostas a dos
crentes:
“Ah, se
pudesses ver os iníquos na agonia da morte quando os anjos, com mãos
estendidas, lhes disserem: Entregai-nos vossas almas! Hoje, ser-vos-á infligido
do castigo afrontoso, por haverdes dito inverdades acerca de Allah e por vos
haverdes ensoberbecido perante os Seus versículos.” 6:93
“Ah, se
pudésseis ver a ocasião em que os anjos receberão os incrédulos,
esbofeteando-os, açoitando-os e dizendo-lhes: Provai o suplício do fogo
infernal! Isso, por tudo quanto cometeram vossas mãos, porque Allah nunca é
injusto para com os Seus servos.” 8:50-51
A agonia
da morte – Nos últimos momentos da
vida a pessoa sente a agonia da morte, que foi denominada como embriaguez
devido a intensa dor da morte. É um estado no qual a pessoa perde a razão.
Allah SWT diz no Quran:
“E a embriaguez
da morte trará a verdade: Eis do que tentáveis escapar!” 50:19
Até o
Profeta Muhamad SAAS, a melhor das criaturas de Allah, sofreu dessa embriaguez
da morte, durante a sua enfermidade ele tinha um recipiente de água com a qual
molhava sua mão e passava em seu rosto, e dizia: “La ilaha ila Allah, em
verdade a morte contem agonias” (Bukhari)
Aisha
descreveu a situação do Mensageiro de Allah dizendo: “Nunca vi dor tão
severa como a que sofreu o Mensageiro de Allah SAAS”
Imaginem
irmãos! O mensageiro de Allah sofreu as agonias da morte, o que será então de
nós se persistimos na desobediência a Allah?
Sem dúvida
que o incrédulo sofre muito mais que o crente a agonia da morte.
Amr Ibn Al
‘As (um grande companheiro do Profeta SAAS) quando estava no seu leito de
morte, seu filho lhe disse: “Oh pai, você me dizia: ‘Quem dera encontrasse uma
pessoa sábia e inteligente que quando esteja morrendo me descreva o que vê.’ Oh
Pai tu és essa pessoa, descreva-me o que vê. Ele disse: ‘Oh filho ! Juro por
Allah que é como se eu estivesse dentro de uma caixa, respirando através de um
buraco do tamanho do olho de uma agulha e como se uma rama de espinhos me
atravessasse dos pés a cabeça.’”
Vamos
refletir irmaos. Morreremos? Sim
morreremos. Se não for hoje, será em breve. E a morte está mais próxima do que
imaginamos. E cada segundo que passa nos aproxima da morte, nos aproxima de
nosso túmulo.. A morte está chegando a todos. Ao bom e ao ruim, ao crente e ao
pecador, ao rico e ao pobre, aos jovens e aos velhos, todas as pessoas
morrerão. Vamos refletir: o que nós estamos preparando para esse momento?
No
momento da morte as pessoas se arrependem e querem voltar para a vida. O
incrédulo deseja voltar para aceitar o islam e o muçulmano quer voltar para se
arrepender e fazer mais boas ações.
“...até
que quando a morte chegar a algum deles, este dirá: “Oh Senhor meu faz-me
voltar (à terra) ...” (23:99)
Por
que nós iremos querer voltar? Veremos nossos pais e as pessoas queridas por nós
chorando, nossos irmãos, nossos amigos, olharemos para todos em nossa volta
mas... “...até que a morte surpreenda a algum deles, este dirá: “Oh Senhor
meu fazei-me voltar (à terra), na esperança de eu praticar o bem, no que tange
ao que negligenciei.” (23:99)
Oh
Allah permita-me voltar a este mundo um minuto, Oh Allah uma hora, para eu rezar, para eu jejuar, para eu Lhe
adorar, para eu me arrepender, para eu deixar os pecados e a desobediência, Oh
Allah uma hora apenas, para eu renunciar a todos os pecados e lhe obedecer ... “Em
absoluto não o farei. Por certo será uma palavra em vão que estará dizendo. E
diante deles, haverá uma barreira até um dia em que eles ressuscitarão.”
Por
isso irmãos jamais deixem para amanhã as boas ações e a obediência, jamais
pensem: “amanhã eu começo a rezar, ah quando eu envelhecer insha Allah usarei o
hijab, quando acontecer tal e tal e farei tal coisa” Quem nos garante que
estaremos vivos até lá? Quem nos garante que amanhã nós não nos arrependeremos
daquilo que não fizemos? Por isso devemos sempre nos apressar em fazer boas
ações porque depois quem rezará por nós? Quem fará caridade por nós? Quem
recitará o Quran por nós? Quem fará Dua por nós? Quem obedecerá Allah por nós?
Ninguém! Allah está nos dando a chance de ainda estarmos vivos, ainda temos
tempo de encher a nossa malinha, amanhã Allahu Alam, não sei se teremos.
A presença do Shaytan na hora da morte:
O
Profeta SAAS disse: “Shaytan se esforça mais do que nunca para tentar o
filho de Adão no momento da morte, e diz aos seus ajudantes: ‘Tratem de
enganá-lo com isso, pois se ele escapar (ou seja morrer) não podereis enganá-lo
nunca mais”
Durante
a agonia da morte Shaytan aparece perante a pessoa na forma de seu pai ou mãe,
ou então na aparência de uma pessoa querida na qual ele tem confiança e que já
morreu e lhe diz: “Eu vi a verdade antes de ti, morra sendo judeu, pois é a
melhor das religiões, e outro dirá morra sendo cristão que é a melhor das
religiões, salve-se!”
O
irmão do sheikh Al Qurtubi na hora da morte, enquanto as pessoas lhe diziam :
“Diga la ilaha ila Allah” ele respondia: “Não, não”. Quando ele recuperou a
consciência disseram a ele o que havia ocorrido e ele disse: “dois demônios
vieram até mim um a minha direita e outro a minha esquerda. Um deles me dizia:
“Morre sendo judeu, pois é a melhor das religiões” e o outro dizia: “Morre
sendo cristão, pois é a melhor das religiões” e eu estava lhes dizendo: “Não,
não”.
A
isso se refere o versículo:
“Ó
Senhor nosso, não desvies os nossos corações, depois de nos teres iluminados, e
agracia-nos com a Tua Misericórdia, porque Tu és o Munificiente por
excelência.” (3:8)
O Profeta SAAS disse: “A
última ação indica como foram as obras de um homem” (Hadith Sahih).
Coisas que indicam um bom final :
O
primeiro sinal bom é que a pessoa, ainda antes da morte se manteve longe da Ira
de Allah e se arrependeu dos pecados, e focalizou sua vida em fazer boas ações,
e então morreu nesse estado. A indicação para isso é um hadith sahih narrado
por Anas Ibn Malik que disse: “O mensageiro de Allah SAAS disse: “Quando
Allah quer um bem para Seu servo Ele o usa.” Eles disseram: “Como Ele o usa?”
Então o Profeta SAAS disse: “Ele o guia a fazer boas ações antes de morrer”.
O Profeta SAAS disse: “...aquele
que morre de morte natural, dentro do caminho de Allah é um martir”
(Muslim)
Existem sinais que indicam que
a pessoa teve um bom fim, entre esses sinais temos:
1)
Proferir a shahada
antes de morrer. O Profeta SAAS
disse: “A pessoa cujas últimas palavras sejam la ilaha ila Allah entrará no
Paraiso” (Sahih Abu Daud)
2) Morrer com suor na testa. Al-Buraydah ibn al-Husayb disse: “Ouvi o Mensageiro
de Allah SAAS dizer: “O crente morre com suor na testa” (Saheeh
al-Tirmidhi)
3) Morrer na noite ou no dia da sexta feira. O Mensageiro de Allah SAAS disse: “Todo muçulmano
que morre no dia ou na noite de sexta-feira Allah o protegerá da fitna do
túmulo” (al-Tirmidhi)
4) Morrer lutando pela causa de Allah, porque Allah SWT diz no Quran Al Karim: “E não creiais que aqueles
que sucumbiram pela causa de Allah estejam mortos; ao contrário, vivem,
agraciados ao lado de seu Senhor. Estão jubilosos por tudo quanto Allah lhes
concedeu de Sua graça, e se regozijam por aqueles que ainda não sucumbiram,
porque estes não serão presas do temor, nem se atribularão. Regozijam-se com a
mercê e a graça de Allah, e Allah jamais frustra a recompensa dos fieis.”
(3:169)
“Abu
Huraira narrou que o Mensageiro de Allah SAAS disse: “O Shahid não sente a
dor da morte, sente apenas uma dor semelhante à que vocês experimentam com uma
picada ou um beliscão” (Tirmidhi)
5)
Morrer em
conseqüência de uma peste. O Profeta
SAAS disse: “A pestilência é martírio para todo muçulmano”(Bukhari e
Muslim)
6) Morrer de uma doença no estômago.
O Profeta SAAS disse: “...e quem morre de uma doença no estômago é um
mártir.”
7) Morrer por ter sido esmagado por uma parede cadente ou se afogando, porque o Profeta SAAS disse: “Existem 5 espécies
de mártires: 1) O que morre de uma praga; 2) O que morre devido doenças
estomacais; 3) O que morre afogado; 4) O que morre esmagado sob uma muralha; 5)
E o que morre enquanto luta pela causa de Allah”(Bukhari e Muslim)
8) Se uma mulher morrer em resultado de um parto ou quando ela estiver
grávida. O Profeta SAAS disse: “Uma
mulher que morre com uma crianca (no utero) é martir” (Abu Daud)
Ubaadah Ibn al-Saamit disse: “Uma
mulher que morrer devido uma criança no útero atinge o martírio, e a criança
dela a arrastará pelo cordão umbilical para o Paraíso.” (Saheeh Ahmad)
9) Morte causada por
queimadura ou tuberculose. O Profeta (SAAS) disse: “Morrer pela causa de
Allaah é martírio; a pestilência é martírio; se afogar é martírio; morrendo de
uma doença de estômago é martírio; e a mulher que morre em parto, a criança
dela a arrastará pelo cordao umbilical dela para Paraíso.” (Abu'l-Awaam, o
guarda de Bayt al-Maqdis somou: e queimado e tuberculose). Saheeh al-Targheeb wa'l-Tarheeb, 1396.
10) Morrer defendendo sua
religião, a sua riqueza ou em autodefesa.
Abu Aawar Said Ibn Nufail (raa) relatou que ouviu o Profeta SAAS dizer:
“Quem morre defendendo sua propriedade é um mártir; quem morre em sua própria
defesa é um mártir; quem morre defendendo sua religião é um mártir; quem é
morto enquanto protege sua família é um mártir” (Abu Daud e Tirmidhi)
11) Quem morre guardando as
fronteiras da nação islâmica pela causa de Allah.
O
Mensageiro de Allaah (SAAS) disse: “Guardar as fronteiras da nação islâmica
durante um dia e uma noite é melhor que jejuar e rezar à noite durante um mês
inteiro, e se ele morre (enquanto executa este dever), ele irá receber a
recompensa para esta grande ação e a provisão dele (continuamente), e ele será
poupado o interrogatório no tumulo” (Muslim)
12) Um dos sinais de um fim bom é morrer fazendo uma ação
íntegra, porque o Profeta (SAAS) disse:
“Quem diz la ilaha ila
Allah, buscando o Semblante de Allaah , e isso é a última das ações dele,
entrará em Paraíso. Quem dá caridade e isso é a última das ações dele entrará
em Paraíso.” (Sahih Ahmad)
Algumas
histórias de crentes na hora da morte:
Othman
Ibn Affan (RAA) antes de morrer libertou 20 escravos e vestiu uma roupa que
jamais havia vestido igual, se preparando para sua morte , morreu lendo o Quran
, que Allah esteja comprazido dele, seu sangue derramou sobre o Quran. Ele viu
em sonho uma noite antes de sua morte , viu o Profeta (SAAS), Abu Baker e Omar
e ele queria comer junto com eles, e eles disseram a ele (em sonho): “Oh Othman
não coma conosco agora, jejue e logo
quebrarás teu jejum junto a nós” Então Othman jejuou e pegou o Quran e começou
a ler até que foi assassinado e morreu martirizado.
Ammar
Ibn Yasir enquanto morria mártir sorria e dizia: “ hoje encontrarei nosso amado
Profeta Muhamad SAAS.”
Filha
de Hassan Ibnu Zaid estava em jejum antes de morrer, as pessoas que estavam à
sua volta lhe diziam: “Beba água, beba algo” Induzindo-a a quebrar o jejum.
Disse ela sorrindo: “Que estranho é isso, que estranho é isso, 30 anos e eu
implorando a Allah para encontrá-Lo em jejum, quebrarei meu jejum agora?
quebrarei meu jejum agora?” Então pegou o Quran e começou a ler até que chegou
no versículo:
“Dize:
A quem pertence tudo quando existe nos céus e na terra? Responde. A Allah! Ele
impôs a Si mesmo a Misericórdia” (Anaam 12)
E
então Allah levou a sua alma!
Imad
al Maqdisi rezou a oração do Maghreb na mesquita e estava em jejum, foi para
casa e quebrou o jejum com algo muito leve. Ele rezou o maghreb depois de estar
o dia em jejum, e quem faz um dia de jejum voluntário, Allah afasta ele do
inferno 70 anos. Nisso lhe sobreveio a embriaguez da morte, e antes de morrer
sorrindo ele disse: “Oh Vivente, Subsistente, não há divindade além de Ti, em
tua Misericórdia me socorro, Não há divindade além de Ti.” Após isso Allah levou sua alma.
Depois
de alguns dias morte dele, após seu enterro, alguém lhe viu em sonho, e a visão
em sonho de um crente é verdadeiro. Vem de Allah SWT. Este homem que sonhou com
ele disse: “Eu o vi montando um cavalo. Eu lhe disse: “Oh Sheikh para onde
estás indo, para onde vais? E ele virou a face. Eu lhe disse: Para onde estas
indo Oh sheikh, para onde vais? Ele respondeu: Estou indo visitar Al Jabar SWT.
Um
homem contou que estava na mesquita e então sobreveio o Adhan e então rezou a
sunna (na oração de fajr) e viu um homem que estava sentado em um degrau
sorrindo e olhando para eles esperando o chamamento para a oração. Então veio a
chamada da oração e levantaram para a oração, mas ele não se levantou continuou
sentado. Quando terminou a oração, acharam aquilo muito estranho, até pq ele
não havia rezado a oração em congregação. O homem havia rezado a sunna e sentou
no degrau e começou a ler o Quran e depois ficou olhando para eles e sorrindo.
Ou seja, ele havia rezado a sunna do fajr, essas 2 rakaas é melhor do que o
mundo e o que ele contem. E entre o Adhan e o Iqama o Du’a é aceito
prontamente. E esse homem passou esse tempo lendo o Quran, e depois na hora da
oração em congregação não se levantou para rezar e continuou olhando para eles
e sorrindo. Ele conta: Fomos até ele e lhe dissemos: “Vc não rezou conosco!” E
o homem continuou a olhar para eles e a sorrir. Eles acharam aquilo muito
estranho. Então sacudiram o homem e ele
caiu. Allah havia levado sua alma entre o Adhan e o Iqama.
Muhamad
Ibn Ibrahim antes de sua morte dizia sorrindo para as pessoas que estavam em
sua volta: “Tirem essa minha roupa!” as pessoas lhe perguntaram: “O que houve
oh sheikh?” Ele disse: “Estou vendo a minha vestimenta do paraíso sendo
preparada” Isso pq os anjos trazem vestimentas do paraíso para os crentes na
hora de sua morte.
Queridos
irmãos, se nós queremos sair desse mundo fazendo uma boa ação, então devemos
trabalhar para isso, trabalhar nosso interior da mesma forma que trabalhamos o
nosso exterior. Curar nosso coração, porque essa é uma parte do corpo que se
estiver doente todo o corpo também estará e se estiver saudável todo o corpo
estará. Certa vez Allah SWT disse ao
Profeta Daud (Davi- As): “Oh Daud constrói para Mim uma casa na Terra”. Daud
(AS) disse: “Oh Allah, como poderei eu construir uma cada para Ti se Teu Trono
excede o tamanho dos Céus e da Terra?” Allah SWT lhe respondeu: “Oh Daud
purifica teu coração pois esta é a Minha casa.”. Subhan Allah irmãos, devemos
purificar nosso coração de tudo aquilo que Allah não gosta, de tudo aquilo que
Allah proibiu, pois nosso coração foi criado para ser a casa de Allah SWT.
As
causas de um final ruim:
Alguns daqueles que aparentam
serem muçulmanos e atuam de acordo com o que diz o islam podem ter um mau fim.
As vezes isso fica evidente na agonia da
morte. Que Allah nos proteja disso! Existem razões para isso, e disso os
crentes devem se cuidar. Entre essas razões temos:
1) A crença incorreta
(‘Aqueedah): Se há algo incorreto na crença apesar de estar convencido que
isso é o correto, pode ter efeito de destruir todas as outras crenças no
momento da morte. Se ele morre antes de se dar conta dessa crença incorreta e
voltar ao caminho reto então terá um mal final e terá partido desse mundo como
um incrédulo. Allah SWT diz:
“Nesse
dia aparecer-lhes-á, da parte de Allah, o que jamais esperavam”. 39:47
“Dize-lhes:
Quereis que vos inteire de quem são os mais desmerecedores, por suas obras? São
aqueles cujos esforços se desvaneceram na vida terrena, não obstante crerem
haver praticado o bem.” 18:103-104
Se a pessoa tem a crença
incorreta mesmo tendo boas-ações , estas de nada lhe servirão. A única coisa
que faria válida essas ações é a crença correta e esta se encontra no livro de
Allah e na Sunna de Seu Mensageiro.
2) A persistência no
pecado: Aquele que peca continuamente se acostuma com ele e tudo aquilo que
o homem se acostuma durante a vida se apresentará a sua frente no momento da
agonia. Se ele se inclina mais aos atos de adoração então é o que mais ele
lembrará na hora da morte, mas se ele se inclina mais ao pecado, isso será o
que mais ele lembrará, ficando como uma barreira entre o agonizante e seu
Senhor, convertendo-se na causa de sua condenação nos seus últimos momentos. O
Profeta SAAS disse: “O pecado é o arauto da incredulidade”.
Quem se
esforça em não cometer pecados e quando incorre neles se arrepende prontamente
está livre desse perigo. Mas quem comete tantos pecados que excedem as suas
boas ações e não se arrepende está exposto a esse perigo.
Um
sábio contou que uma vez um homem que amava xadrez estava na agonia da morte, e
alguém lhe disse: ‘Diga la ilaha ila Allah’ Então ele respondeu: ‘Xeque mate’ e
imediatamente morreu. Audho billah.
Foi
narrado também acerca de um homem que costumava sentar com pessoas que
consumiam bebidas alcoólicas. Quando ele estava agonizando, disseram a ele:
“Diga la ilaha ila Allah” Mas ele respondeu: “Bebam e me sirvam um pouco” e
depois morreu, que Allah nos proteja de ter um final similar.
Uma
pessoa na hora de sua morte foi lhe dito: “Diga la ilaha ila Allah” e ele
dizia: “Eu não consigo” e lhe diziam: “Diga la ilaha ila Allah” e ele dizia:
“Eu não consigo” e logo após morreu.
Algumas
pessoas na hora da morte quando lhe dizem: “Diga la ilaha ila Allah” voces
sabem o que ele diz? Vai até o fulano e pegue dele meu dinheiro que ele está me
devendo. Vá até fulano e pega o pagamento do aluguel , vá até fulano e pegue
meus bens , Subhan Allah até nessa hora estão apegados nessa vida, não pensa a
não ser no seu comércio e dinheiro.
Por
exemplo: Se durante a sua vida você acostumar-se a ouvir o Quran, isso é o que
se apresentará perante ti na agonia da morte. Já se você se acostumar com a
musica será ela que se apresentará na sua frente na agonia da morte.
Um
sheikh uma vez contou que se dirigiu até uma mulher que estava na agonia da
morte e disse a ela: “Diga la ilaha ila Allah” e a mulher nem sequer mexia os
lábios. Disse novamente: “Diga la ilaha ila Allah!” E a mulher comecou a mexer
os lábios, e o sheikh pensou: “Alhamdulilah ela dirá la ilaha ila Allah” Você
sabe o que a mulher fez ? Começou a cantar, e morreu dessa forma! Audho billah!
3)Abandonar
a retidão (a Istiqamah), ou seja, abandonar a continuidade de adoração e
prática de boas obras. Então perder-se numa vida pecaminosa depois de ter sido
uma pessoa virtuosa e praticante de boas ações é uma das causas de um fim ruim.
O shaytan diz ao ser humano: “Deixa de crer!” e quando a pessoa vira incrédula,
o Shaytan diz: “Não tenho nada a ver contigo, eu temo a Allah, Senhor do
Universo!” Allah SWT diz:
“São como Satanás, quando
diz ao humano: Renega! Porém, quando este renega a Allah, diz-lhe: Sabe que não
sou responsável pelo que te acontecer, porque temo a Allah, Senhor do Universo!
Porém, o destino deles é serem condenados ao fogo, onde permanecerão
eternamente. Tal será o castigo dos iníquos!” 59:17
4)
A debilidade da fé: A existência de alguma debilidade na fé da pessoa
diminui seu amor por Allah, e o amor por este mundo fica cada vez mais forte em
seu coração, e no final acaba por preencher todo o coração, sem deixar lugar ao
amor por Allah, exceto em alguns cantinhos que já nem fazer efeito no seu ego
para refreiá-lo de cometer pecados. Quando a agonia da morte chega seu amor por
Allah fica ainda mais débil. E na hora de deixar esse mundo que tanto amava se
nega a abandoná-lo, nisso o ódio acaba tomando lugar do amor por Allah, e
aquele amor débil se torna ódio. Então se ele partir dessa forma, terá tipo um
péssimo fim, e terá sido condenado eternamente.
Foi narrado
que Sulaiman Ibn Abd al Malik entrou em Madina no mês da peregrinação e
disse: “Há alguém que tenha conhecido algum dos sahaba?” As pessoas disseram:
“Sim, Abu Hazim” Então mandou lhe chamarem, e quando ele chegou lhe
disse: “Oh Abu Hazim porque odiamos a morte?” Ele disse: “Todo vosso
esforço tem sido em prol desse mundo e tens descuidado da outra vida, e odeias
abandonar aquilo que você lutou para se dirigir a aquilo que não se preparou
(ou seja, o dia do juízo)”. Sulaiman disse: “Disseste a verdade!” Depois
disse: “Me pergunto o que será que Allah tem nos preparado?” Abu Hazim
lhe disse: “Julgue suas ações segundo o livro de Allah!” Sulaiman disse:
“E onde encontro?” Ele respondeu: “No seguinte versículo:
“Por certo os virtuosos
estarão na delícia; E por certo, os impios, estarão no inferno” (82:13 e 14)
Sulaiman
disse: “E onde está a misericórdia de Allah?” Ele respondeu: “A
misericórdia de Allah está perto daqueles que fazem boas ações”. Sulaiman
disse: “Me pergunto como será meu encontro com Allah” Ele disse: “Quem faz boas ações se sentirá como aquele
que retorna a sua família depois de haver estado ausente de seu lar, em troca o
malfeitor se sentirá como um escravo fugitivo quando é devolvido ao seu amo.” Então Sulaiman começou a chorar soluçando e
disse: “Aconselha-me Oh Abu Hazim!” Ele disse: “Tema que Allah te
veja enquanto estiveres fazendo aquilo que Ele proibiu e de que você não se
encontre onde Ele lhe ordenou estar.”
Então
quem crer acerca de Allah, Seus atributos e ações algo que contradiga o que
contem o Quran e a Sunna, seja por imitar aos outros ou por opinião própria,
estará exposto a este perigo. Portanto a única coisa que pode salvar desse
perigo é a crença correta. Por isso mais uma vez a importância de buscar sempre
o conhecimento dentro do Islam.
A travessia da alma nos céus:
Segundo
a sunna sahiha do Profeta SAAS é nos dito que os anjos se encontram presentes
durante a agonia da pessoa, se se tratar de uma pessoa virtuosa eles dizem: “Venha
até nós oh alma boa que estava nesse corpo bom, venha digna de admiração e
receba as boas-novas do descanso e provisão e saiba que teu Senhor está
comprazido de Ti.” Eles continuam repetindo isso até a alma sair e então a
levam para os céus. Os anjos pedem para que sejam abertas as portas, e então
são perguntados: “Quem é esse?” Eles dizem: “Fulano de tal” Então é dito: “Bem-Vinda
sejas Oh boa alma que estava em um bom corpo. Entra digna de admiração e receba
as boas-novas novas do descanso e provisão e saiba que teu Senhor está
comprazido de Ti.” Eles continuam repetindo essas palavras até que chegam
sétimo céu, e então Allah diz: Registrem o livro do meu servo em Illiin
(Registro onde registram-se as obras dos piedosos). E os anjos registram. E então Allah diz: “Devolvam-no para a Terra,
da qual o criei e a ela devolverei e dela será extraído novamente”
Mas
se trata de um kafir ou um pecador os anjos dizem: “Venha Oh alma perversa
que estava em um corpo maligno digna de culpa e receba a noticia de um fluido
fervente e pus, e outros tormentos similares, todos juntos” Eles continuam
repetindo essas palavras até que a alma sai, e sobem aos céus com a alma e
pedem para que sejam abertas as portas, então lhes perguntam: “Quem é esse?”
Eles respondem : “é fulano de tal” Então é lhe dito: “Não és bem vinda Oh
alma perversa, regressa, digna de culpa!” E então as portas não lhe são
abertas. Esse é o significado do versículo do Quran que diz: “Aqueles que
desmentirem Nossos versículos e se ensoberbecerem, jamais lhe serão abertas as
portas do céu, nem entrarão no paraíso, até que um camelo passe pelo buraco de
uma agulha. Assim castigamos os pecadores.” (7:40)
Então
Allah diz: “Registrem seu livro em Sijjin (livro que registra as más
ações) na terra inferior” O sijjin se encontra na sétima terra, que é a
inferior e nele estão escritas as ações dos demônios e incrédulos. Logo Allah
diz: “Retornem Meu servo a terra, pois Eu lhe havia prometido que assim como
dela o criei a ela retornará e dela será extraído novamente.” Então os anjos
jogam a alma do céu até a terra.
Por
fim irmãos, nós devemos refletir na
morte, o profeta SAAS nos exortou lembrar constantemente da morte. E era
costume dos virtuosos lembrar da morte, isso
porque a recordação da morte previne a pessoa do pecado e de ser iludido
pelos encantos desse mundo, abranda o coração com a recordação de Allah e ajuda a suportar as aflições. Um sábio disse
que quem lembra constantemente da morte será honrado com 3 coisas: Será
rápido em se arrepender, estará satisfeito com seus sustento e não lhe faltará vontade nem energia para
adorar a Allah. Ali Ibn Abu Talib disse: “Este mundo está se afastando
de nós e o mundo da outra vida está cada vez mais próximo. Cada um dos dois tem
sua própria gente, assim pois, sejas das pessoas do outro mundo, e não sejas
das pessoas deste mundo. O presente é tempo de esforço e não de prestar contas,
mas o de amanhã será tempo de prestar contas e não de esforço.” (Bukhari)
Abu
Dardah, um grande companheiro do Profeta SAAS disse: “3 coisas me fazem
sorrir e 3 coisas me fazem chorar. As coisas que me fazem sorrir são: o homem
que tem grandes esperanças nesta vida enquanto que a morte está o buscando, o
homem que ignora a morte mas esta não o ignora, e o que ri a gargalhadas, mas
não sabe se Allah está Satisfeito com ele ou Enfurecido. As coisas que me fazem
chorar são: Não desfrutar mais da companhia de Muhamad SAAS e seus
companheiros, os espantosos momentos que acompanham a morte e encontrar-me de
pé perante Allah no dia em que todos os segredos serão conhecidos e não saber
se me dirigirei ao Paraíso ou ao Inferno!”
Abu
Darda também disse: “Vocês vivem para logo morrer, constróem para logo
destruírem, concentram vossos esforços naquilo que é efêmero e sois negligentes
com aquilo que será eterno”.
Vamos
nos imaginar no momento da morte na cama e o anjo da morte aparece, as pessoas
à nossa volta nos chamando. Nossa alma começa a sair pelos nossos pés, algumas
pessoas relataram que a sensação é como a de 300 sopros de uma espada, outros
disseram que é como se o céu e a terra lhe esmagassem, outros disseram que era
como pregos que começam a arrancar a sua alma dos pés até a cabeça. Imaginem!
Nossa alma começou a sair pelos nossos pés e nós sabemos disso, e olhamos para
as pessoas à nossa volta chorando, e nossa alma saindo. Os anjos na nossa
frente nos esperando ou com uma vestimenta do paraíso ou com uma vestimenta do
inferno (audho billah). O anjo da morte sentado ao lado da nossa cabeça
chamando a nossa alma ou nos dando as boas novas da Misericórdia de Allah ou da
Ira de Allah. Imaginem os anjos nos elogiando ao subir a cada céu ou então
fechando as portas dos céus e nos
expulsando. Imaginem as pessoas nos lavando e nos amortalhando, as pessoas amadas
se despedindo de nós, e rezando para que Allah tenha Misericórdia de nós,
imaginem as pessoas nos carregando até nosso túmulo e nós ou felizes querendo
que eles se apresse ou desesperadas gritando com medo do que virá, imaginem
quando nos colocarem num buraco no chão e jogarem a terra sobre nossos rostos. Quem
poderá nos ajudar nesses momentos?
A nossa família, os nossos vizinhos, nossos bens, nossas riquezas, nada
disso irá nos servir. E Por Allah irmãos ninguém poderá nos ajudar nesse
momento, exceto a misericórdia de Allah e as nossas boas ações. Devemos
refletir nisso sempre irmãos porque isso pode ocorrer daqui a uma hora, um dia,
um ano, Allahu alam! Irmãos estou dizendo isso para que a gente lembre de
Allah, para que a gente se arrependa dos nossos pecados, para que a gente
cumpra com as nossas obrigações para com Allah. Ali narrou que o Mensageiro de
Allah disse: “O Anjo Gabriel veio até mim e me disse: Oh Muhamad! Viva
quanto quiseres pois morrerás. Ama a quem quiseres pois terás que abandona-lo.
Faca o que quiseres pois serás chamado a prestar contas...”
Imploro
a Allah swt que nos firme e nos conceda a palavra firme nessa vida e na outra.
Que Allah tenha misericórdia de nós na agonia da morte. Que Allah nos conceda
um bom final, que Allah permita que nossas ultimas palavras nessa vida sejam la
ilaha ila Allah, e que esta seja nossa bandeira nessa vida e na outra. Que
Allah esteja satisfeito conosco no momento de abandonarmos esse mundo, que
Allah nos envie seus anjos nos trazendo a melhor noticia, a noticia do Paraíso
e da Sua Complacência. E que Allah faça dessa aula uma luz para nossos corações
para que a partir de agora mais do que nunca nossa meta seja seguir a
orientação e obedecer a Allah quando Ele nos convocar para a Salvação! Allahuma
Amin!
Ouçam Allah nos chamando nesse momento para a Salvação:
Dize: Ó servos meus, que se excederam contra si próprios, não
desespereis da misericórdia de Allah; certamente, Ele perdoa todos os pecados,
porque Ele é o Indulgente, o Misericordiosíssimo. E voltai, contritos, porque,
então, não sereis socorridos. E observai o melhor do que, de vosso Senhor, vos
foi revelado, antes que vos açoite o castigo, subitamente, sem o perceberdes.
Antes que qualquer alma diga: Ai de mim por ter-me descuidado (das minhas
obrigações) para com Allah, posto que fui um dos escarnecedores! Ou diga: Se
Allah me tivesse encaminhado, contar-me-ia entre os tementes! Ou diga, quando
vir o castigo: Se pudesse Ter outra chance, seria, então, um dos benfeitores!
(Allah lhe replicará): Qual! Já te haviam chegado os meus versículos. Porém, tu
os desmentiste e te ensoberbeceste, e foste um dos incrédulos!
Irmãos
essa aula será testemunha nos do Dia do Juízo ou a nosso favor ou contra nós.
Será ao nosso favor se nós nos firmarmos na orientação depois dela e será
contra nós se voltarmos as costas e fecharmos os olhos para a verdade! Imploro
a Allah que seja ao nosso favor, Ya Allah lhe suplico por todos os nomes que
a Ti pertencem que seja ao nosso favor! Amin!
E
que a paz e as bênçãos de Allah estejam com nosso amado Profeta Muhamad SAAS, e
Louvado seja Allah, Senhor do Universo!
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