Por :
Que Allah te abençoe e te ilumine sempre minha querida Jamile.
Jamile Barreto de Aragão
Essa foi uma carta resposta a uma pessoa que me mandou um email, falando em ignorancia, liberdade, religião ateismo, pedindo a minha opinião, ao mesmo tempo sendo mal educado em se tratar da minha crença e integridade intelectual. não posso mostrar a carta dessa pessoa por que não seria legal da minha parte expor ninguém,. mas estou expondo o que como muçulmana penso .29/05/2011 Domingo 08h50min da manhã. Foz do Iguaçu
Em Nome de Allah o Misericordioso, o Misericordiador, que minhas palavras sejam guiadas por Ele, que não existe Deus a Não ser Ele e que o Profeta Muhammad (sws) é o seu mensageiro (Que a Paz e as bênçãos de Deus estejam com sua família e seus companheiros). Que a Paz de Deus seja convosco. “Salam 3alaykom”.
Olá Bom dia, não sei pra quem estou saudando, porem é educado faze-lo, mesmo que, seja para mim mesmo e após o “Salam” um Bom dia é muito bom de ouvir, enfim, faz dias que penso muito a respeito da interferência de Allah, não apenas na minha vida, mais, na vida de todo ser humano. Em minha opinião, só para ficar bem claro, eu gosto disso, pois com minha fé me sinto protegida, e tenho certeza de que Allah esta sempre perto de mim. O Islam acredita no “instinto Natural”, que quer dizer que é natural do ser humano crer em Allah, pois quando em situação de aflição, mesmo que ele passou toda vida “crendo” que Allah não existia ele vai pedir por sua ajuda, se uma pessoa nasce em um lugar isolado desconhecendo de “outras civilizações”, por seu instinto natural ela procurará algo para adorar ou louvar, pois o Mistério existe e isso é fato!
Deus rege tudo e faz tudo, nada acontece na terra sem que Allah não permita, sei que gera a dúvida e as coisas ruins que acontece??, Isso é consequência das atitudes humanas, porém Deus permite que aconteça, pois toda ação ruim tem uma reação também ruim, isso é uma coisa simples de se entender, ai outra dúvida, Jamile então você quer dizer que as coisas boas são graças de Deus e as ruins são sempre atitudes humanas?? Sim, estou mesmo querendo dizer isso, pois Allah nos criou e nos deu alimento e sustento ele nunca iria querer algo mal para sua própria criação, e quando um ser humano, faz algo bom, Deus a recompensa também com coisas boas a sua vida.
Eu vejo que grande parte das pessoas tem certa dificuldade de falar sobre religião ou crença, vejo que é grande a ignorância ainda, não me refiro a ignorância intelectual, mais ignorância referente à brutalidade mesmo, as pessoas não sabem apenas conhecer, ou escutar o que o outro tem a dizer, sem estar na defensiva, fazendo sarcasmo, ou aprendendo o porquê que aquela pessoa tem aquela crença e em que bases ela se apoia, para acreditar naquilo, isso é interessante, você conhecer pessoas que tem opiniões diferentes da sua, porém respeitam o seu pensamento, mesmo que ache uma grande baboseira tudo isso. As pessoas andam falando muito em liberdade, que segundo o dicionário Aurélio, liberdade quer dizer:
1 Direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem.
2. Condição do homem ou da nação que goza de liberdade.
3. Conjunto das ideias liberais ou dos direitos garantidos ao cidadão.
4. Fig. Ousadia.
5. Franqueza.
6. Licença.
7. Desassombro.
8. Demasiada familiaridade.
Ok! Voltando a liberdade que “EU” estou encontrando por ai, as pessoas (falo das pessoas na qual eu tive a experiência de conviver e veres realmente como elas se comportavam a respeito desse tema, ou seja, empirismos são dados coletados de nenhuma pesquisa, ou seja, não estou generalizando ok!?)e colocam as suas opiniões, não apenas a nível de conhecimento, mais a nível de agressão. Acham que pode agredir a crença, ou imagem de outra pessoa porque é uma pessoa livre e pode falar e fazer o que quer, equivoca-se, até mesmo a liberdade tem LIMITES.
Saber defender as suas ideias em um debate é fundamental, pois o que realmente é interessante nas pessoas são as variadas formas de pensar e ver o mundo, as coisas, as teorias, pois somos todos serem pensantes, e mesmo que para alguns as ideias de outros são retrogradas, para outros as ideias estão atuais demais, normal, tudo parte de influencias e acontecimentos (experiência) vivenciados pelas pessoas no decorrer da vida. Em minha opinião não podemos forçar que outras pessoas aceitem e acreditem no que acreditamos, pois isso interfere na liberdade de raciocínio delas, e se eu sou livre e gosto, desejo o mesmo para outra pessoa também, right??!!
Mudar de opinião também é uma coisa legal, só não muda de ideias que não as tem. (frase feita e não sei quem é o autor), mais é verdade, desde que, essa pessoa não sofreu pressão psicológica ou algum tipo de lavagem cerebral. *_*, posso me dar como exemplo, eu mudo de ideia constantemente (muito mesmo), isso geralmente acontece , quando leio ou quando escuto alguém que me dá um fundamento muito racional de tal coisa, ou quando, sou influenciada pela minha religião (no caso, nas leituras do Alcorão, pois acredito que o Alcorão foi feito por Deus e PARA MIM não se discute a palavra de Deus).
Sobre Ateísmo, acho muito interessante, porque tenho muitos amigos ateus, são muitíssimo inteligentes, acho interessante por que fico tentando entender o porquê de não se crer que existe algo superior, que as coisas acontecem por que acontecem e ponto. Mais tenho muito mais a aprender com eles, para meu crescimento intelectual e para formação de ideias, até mesmo acerca da minha religião. Pois para poucos que conhecem de verdade a minha religião, não somente pega o que deturpam dela, o Islam, é classificado como a religião racional, coloca o homem como ser pensante, que transforma, porém esse homem foi criação de Deus. Meus amigos me pediram uma prova de que Allah existe, porém essa prova eu não posso dar, por que a prova esta implícita nas pessoas que creem, as pessoas que não creem vão discutir qualquer hipótese, por causa do racional e existem coisas que em minha opinião a razão não explica e nem supre. Da onde veio a humanidade? O universo? Os sentimentos? Os sonhos? Premonições? Sei La... Eu sou Enfermeira e muitas coisas são explicáveis a ponto de fisiologia humana e outras não, também sou monitora de Bioquímica, muitas coisas são explicadas e outras não. Mais gosto dessa dúvida assim a procura por uma resposta torna-se cada vez mais intensa e de mais valor para mim, como ser humana e como muçulmana. Então, para mim é meio complicado classificar a pessoa como ateu, ou judeu, ou cristão, ou muçulmano, por que cada pessoa tem objetivos na vida, e no decorrer disso, ela passa por muitas experiências e influencias que acabam mudando a sua forma de agir e pensar e só cabem a nós mesmo, donos dessas ideias, ser feliz com elas, porque se você acredita tanto em suas ideias então, viva!!! Seja feliz você é um ser pensante e pode tirar suas próprias conclusões a cerca das variadas situações que acontecem em sua vida, e, ainda mais você pode passar isso para alguém, porém, a pessoa para qual você esta passando não ver do mesmo modo que você, mais entende o porque de você acreditar naquilo.
Acho que falei de mais, porém a resposta esta dada. Fica ai minha forma de pensar extremamente baseada em RELIGIÃO, porque a formação de ideias de uma pessoa sempre esta influenciada pela sua crença e as minhas com certeza é puramente religiosa e eu não tenho nenhuma vergonha disso, é natural.
Gostei muito de sua resposta. As pessoas infelizmente esquecem que quando questionam a liberdade de escolha, estão sendo ditadoras de suas "verdades". Gostaria muito de lhe enviar um e-mail com algumas dúvidas se possivel. Grato - alan_uemura@hotmail.com
ResponderExcluir